LIGUE DE TODO BRASIL

11 3555 1000

Nosso simulador noturno

 

O ano de 1900 foi um marco para a psicologia. O pai da psicanálise, o austríaco Sigmund Freud, publicou sua importante obra: a interpretação dos sonhos. Nela contestava-se a noção bíblica de que nossos sonhos eram fenômenos sobrenaturais.

A primeira idéia é de que os sonhos seriam restos do dia, ou seja, a probabilidade de sonharmos com experiências vividas durante o dia é bastante grande. Mas como em nossa vida ninguém tem experiências marcantes todos os dias, então o sonho acaba sendo uma mistura simbólica de várias coisas.

A experiência de sonhos malucos que você nunca viu, segundo Freud, vem do inconsciente. Lá são guardadas as lembranças que você adquiriu no decorrer da sua vida.

Sonhamos na chamada fase REM (movimento rápido dos olhos). Nesse momento, o cérebro está em altíssima atividade, mas ao mesmo tempo não tem a informação sensorial da vigília. Não conta com imagens, cheiros, sons e nem outras informações que temos quando estamos acordados. É como um verdadeiro “ovo mexido”. Isto significa que, seus sonhos com imagens que você nunca viu, é nada menos que uma combinação de uma série de símbolos que você já conhece em suas experiências.

Mas, mesmo assim, fica a pergunta: sonhar serve para quê? Tudo indica que os sonhos têm a função de simular comportamentos, tanto os bons (recompensa) como os que levam à punição (pesadelos). Melhor dizendo, seria simplesmente evitar ações que resultem em punição e procurar aquelas que levam à satisfação do desejo.

Essa tese vai ao encontro da teoria de Freud de que a função dos sonhos é a satisfação do desejo. O curioso é que no início do século isso era motivo de chacota.

30 de maio de 2017

0 responses on "Nosso simulador noturno"

Leave a Message



Quem Somos

Instituto Monitor O Instituto Monitor é a escola pioneira no Brasil a desenvolver a educação a distância como modalidade de estudo. Tudo começou quando o imigrante húngaro Nicolás Goldberger aportando no Brasil, trouxe seu conhecimento técnico em eletrônica e resolveu instalar um pequeno negócio na região central de São Paulo em outubro de 1939.

Reconhecimentos

exemplo1

 Entidade filiada a:

exemplo1
top

© 2016- Todos os Direitos Reservados | Instituto Monitor | Central de Atendimento:(11) 3555-1000 | BY DELTASYSTEMS

Instituto Monitor Ltda CNPJ:60.943.974/0001-30 Av. Rangel Pestana, 1105 - São Paulo - SP | Monitor Editorial Ltda CNPJ:02.011.984/0001-31 Av. Rangel Pestana, 1105 - 6º andar - São Paulo - SP

POLÍTICA DE TROCA OU RESCISÃO DE CONTRATO