LIGUE DE TODO BRASIL

11 3555 1000

Para Matrículas

11 95928 6336

O Curso Preparatório para o Exame de Suficiência Contábil do CFC é 100% presencial, com metodologia desenvolvida por professores das principais universidades de São Paulo, com objetivo de auxiliar bacharéis em Ciências Contábeis na preparação para o Exame de Suficiência, obrigatório para o registro e exercício da profissão contábil

preparatorio-exame-cfc-crc
Curso
Preparatório para o Exame de Suficiência Contábil do CFC/CRC

Mensalidades a partir de
R$160,00

Condição válida para modalidade Presencial no Cartão

matriculeSe

Curso Preparatório para o Exame de Suficiência Contábil do CFC/CRC

 

MATRICULE-SE EM QUALQUER 
ÉPOCA DO ANO!

Equipe de professores composta por professores,  mestres e especialistas com larga experiência acadêmica e corporativa em suas áreas de atuação.

Matricule-se!

presencial-icon     PRESENCIAL  

Este curso é oferecido na modalidade presencial com 1 encontro que totaliza uma carga horária de 8 horas. A matrícula pode ser feita em qualquer época do ano, pela internet, telefone ou pessoalmente em uma de nossas Unidades. Consulte a data da próxima turma.

Este curso pode ser realizado para os profissionais de sua empresa. Nosso departamento de Relações com o Mercado está à sua disposição para estruturar o programa do curso de acordo com sua necessidade. Envie um e-mail para dir.mercado@institutomonitor.com.br.

 

 


CERTIFICAÇÃO

Para receber o Certificado de Conclusão de Curso com Aproveitamento é necessário obter, na avaliação, conceito superior a 7,0 e estar em dia com as obrigações financeiras junto ao Instituto Monitor

Cursos livres não dependem de autorizações especiais de nenhum órgão. O valor da certificação está diretamente relacionado à qualidade do curso, da instituição que o ministra e ao grau de aprendizado obtido pelo aluno.

 

 

 

O programa é completo e abrangente, possibilitando ao aluno adquirir competências para torná-lo um profissional diferenciado, e contempla:

 

  • CPC 01 – Redução ao Valor Recuperável de Ativos

  • CPC 04 – Ativo Intangível

  • CPC 05 – Divulgação sobre Partes Relacionadas CPC 06 – Operações de Arrendamento Mercantil

  • CPC 10 – Pagamento Baseado em Ações CPC 12 – Ajuste a Valor Presente

  • CPC 16 – Estoques

  • CPC 15 – Combinação de Negócios CPC 19 – Investimento em Empreendimento Controlado em Conjunto

  • CPC 17 – Contratos de Construção CPC 20 – Custos de Empréstimos

  • CPC 18 – Investimento em Coligada, em Controlada

  • CPC 23 – Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro

  • CPC 24 – Evento Subsequente CPC 28 – Propriedade para Investimento

  • CPC 25 – Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes

  • CPC 26 – Apresentação das Demonstrações Contábeis

  • CPC 27 – Ativo Imobilizado

  • CPC 36 – Demonstrações Consolidadas

  • CPC 02 – Efeitos das Mudanças nas Taxas de Câmbio e Conversão de Demonstrações Contábeis

  • CPC 07 – Subvenção e Assistência Governamentais

  • CPC 48 – Instrumentos Financeiros

 

  1. a) Conceitos, objetivos e finalidades da Contabilidade de Custos: Conceito de custos, despesas, investimento e gastos. Princípios e conceitos contábeis aplicados à Contabilidade de Custos.

 

  1. b) Classificação e nomenclatura dos custos: Custos fixos e custos variáveis, custos diretos e indiretos, custos controláveis e não controláveis. Custos primários e custos de transformação.

 

c) Controle, Registro Contábil, Apuração e Alocação de Custos: Custos dos produtos em elaboração e serviços em andamento, custo dos produtos acabados, equivalentes de produção e custos conjuntos. Apropriação dos custos conjuntos aos coprodutos e subprodutos. Custos com mão de obra direta e indireta. Custos com materiais diretos e indiretos. Custos com matéria-prima, material secundário e material de embalagem. Métodos de controle de estoques de materiais. Custos indiretos de fabricação e seus critérios de rateio. Departamentalização. Centros de custos. Custo dos produtos vendidos e dos serviços prestados.

 

  1. d) Métodos de Custeamento: Custeio por Absorção, Custeio Variável, Custeio Baseado em Atividades (ABC) e Custeio Pleno (RKW). Custo por Produto, Custo por Processo, Custo por Atividade.

 

  1. e) Sistemas de Acumulação de Custos: Acumulação de custos por ordem de produção ou encomendas. Acumulação de custos por processo. Custo dos Produtos Acabados. Custos dos produtos em elaboração. Equivalente de produção. Custos Conjuntos. Apropriação dos custos conjuntos aos coprodutos e subprodutos.

 

  1. f) Custos para controle: Custos reais (históricos), estimados e projetados. Custo Padrão. Componentes do custo padrão (padrões físicos e padrões financeiros). Custos para Controle: Custos Estimados. Custo Padrão.

 

  1. a) Análise das variações custo padrão x real. Fixação do preço de venda. Decisões entre comprar ou fabricar. Custo de oportunidade. Custos perdidos. Custos imputados. Análise do Custo Diferencial. Análise dos Custos de Distribuição.

 

  1. b) Custos para Decisão: Comportamento dos custos e volume de produção. Margem de contribuição. Margem de contribuição e fator de limitação. Margem de contribuição e custos fixos identificados. Ponto de Equilíbrio contábil, econômico e financeiro. Margem de segurança. Alavancagem operacional.

 

  1. c) Análise das demonstrações contábeis: Análise vertical e horizontal. Índices de Liquidez. Índices de Endividamento. Índices de rentabilidade. Prazos médios de renovação de estoques, recebimento de vendas e pagamento de compras. Ciclo operacional e financeiro. Análise do capital de giro.

 

Função da Controladoria. Ambiente de atuação.

Função do Controller. Planejamento estratégico, tático, operacional.

Processo decisório. Indicadores de desempenho. Sistemas de Informações Gerenciais.

 

Direito Comercial e Legislação Societária

Direito Público e Privado

Direito Trabalhista e Legislação Social

Direito Tributário e Legislação

 

Juros Simples e Compostos. Taxas Nominal, Proporcional, Efetiva e Equivalente.

Descontos: Desconto simples. Desconto composto. Desconto comercial (por fora). Desconto racional (por dentro).

Séries de Pagamentos: Anuidades postecipadas. Anuidades antecipadas. Anuidades diferidas. Anuidades variáveis. Correção Monetária e Inflação: Índices de atualização e inflação. Variação dos índices. Taxa de juros nominal e real. Depósito com correção monetária. Sistema de Amortização: Sistema Price. Sistema SAC. Sistema SACRE. Análise de Investimentos: Conceito e aplicação de fluxos de caixa. Métodos de análise de investimentos. Valor presente. Custo anual. Taxa Interna de Retorno (TIR). Payback. Taxa Mínima de Atratividade (TMA).

Probabilidades: Eventos independentes, dependentes e mutuamente exclusivos. Valor esperado. Probabilidade condicional. Análise combinatória.

Variáveis aleatórias. Distribuição de Frequência: Intervalos de classe. Histogramas e polígono de frequência. Frequência acumulada e relativa. Representação gráfica. Descrição de Dados: Média aritmética. Média geométrica. Mediana. Moda. Quartis, decis e percentis. Amplitude. Desvio médio, variância e desvio-padrão. Coeficiente de variação. Teoria da Amostragem: Amostras e populações. Amostra aleatória. Valor esperado.

Distribuição discreta e contínua. Distribuição binomial. Distribuição normal. Regressão e Correlação: Teoria da correlação. Correlação linear e múltipla. Medidas de correlação. Mínimos quadrados. Equação da correlação. Erro padrão. Variação explicada e não explicada. Coeficiente de determinação e de correlação. Equação de regressão. Diagrama de dispersão. Análise de correlação e regressão. Números Índices: Construção de índices simples e compostos. Mudança de base de um número índice. Índice de preço ao consumidor. Deflação. Testes de Hipóteses: Teste de diferenças de médias. Determinação do tamanho da amostra. Teste Qui Quadrado. Distribuição T Student. Distribuição binomial. Distribuição F. Teste de Diferença entre Variâncias.

 

Estrutura Conceitual Básica da Contabilidade

Patrimônio Líquido e suas teorias.

Escolas ou doutrinas na história da Contabilidade Evolução histórica da Contabilidade.

 

Ética geral e profissional: O conceito e sua inserção na Filosofia. Os campos de Ética e da Moral. As fontes das regras éticas. A Sociedade e a Ética. O papel da Contabilidade na Sociedade. A Ética Profissional.

Código de Ética Profissional do Contador – Resolução CFC n.º 803/96 e suas respectivas alterações.

NBC PG 100 – Aplicação Geral aos Profissionais da Contabilidade

NBC PG 200 – Contadores que Prestam Serviços (Contadores Externos)

NBC PG 300 – Contadores Empregados (Contadores Internos)

NBC PG 12 – Educação Profissional Continuada

Decreto Lei n.º 1.040/69 e alterações posteriores. Resolução CFC n.º 1.370/11 – Regulamento Geral dos Conselhos de Contabilidade e alterações posteriores.

Decreto-Lei n.º 9.295/46 e alterações. Estrutura das Normas Brasileiras de Contabilidade: Resolução CFC n.º 1.328/11

 

Normas Brasileiras de Contabilidade

 

Planejamento da Auditoria. Materialidade no Planejamento e na Execução da Auditoria. Identificação e Avaliação dos Riscos de Distorção Relevante. Concordância com os termos de trabalho de Auditoria.

Papéis de trabalho (Documentação da Auditoria). Amostragem em Auditoria. Responsabilidade do Auditor em Relação à Fraude, no Contexto da Auditoria.

Evidências de Auditoria. Confirmações Externas. Procedimentos Analíticos.

Formação da Opinião e Emissão do Relatório do Auditor Independente sobre as Demonstrações Financeiras



 Carga horária
24 horas de estudo

A matrícula pode ser feita em qualquer época do ano pela internet, telefone ou pessoalmente em uma de nossas Sedes ou Polos.



 

benefícios

O Instituto Monitor oferece atendimento especializado, individualizado e de qualidade! Entendemos que o aprendizado acontece quando há conexão entre escola e aluno.

Você terá à sua disposição:

 1481309675_access-time   FLEXIBILIDADE 

  • Sua matrícula pode ser feita em qualquer época do ano, pela internet, telefone, correio ou pessoalmente em qualquer uma de nossas unidades.

 

 1481309819_architecture-interior-02  APOIO E INFRAESTRUTURA 

  • SAP – Atendimento Pedagógico:
    • Uma equipe de tutores especialistas estará sempre à disposição para ajudar você em seus estudos, seja por telefone, mensagem eletrônica (via internet), carta, fax ou pessoalmente.
  • Portal do Aluno:
    • Você terá acesso exclusivo ao Portal do Aluno na internet, para enviar mensagens aos tutores e muito mais em um só clique, sem sair de casa.
  • Biblioteca:
    • Acervo centralizado com mais de 3.000 títulos para consultas e/ou empréstimo.
  • Laboratórios:
    • Recursos educacionais em espaços climatizados que contribuem para melhorar o nível do aprendizado.
  • Extratos Acadêmico e Financeiro:
    • Informações de sua vida acadêmica e administrativa.
  • Estrutura Física nas sedes:
    • Instalações com acessibilidade, salas de aulas climatizadas e equipadas com recursos áudio visuais. A unidade de São Paulo possui, ainda, espaço de convivência, auditório, lanchonete e wi-fi.

Você estará sempre bem informado sobre seu curso, sua carreira e o mercado de trabalho em nossa comunidade no Facebook ou nos seguir no Twitter.

 

 

sedes e polos

Sedes

Sede São Paulo
Avenida Rangel Pestana, 1.105 – Brás
CEP 03001-000 – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3555-1000

Sede Paraná
Avenida Sete de Setembro, 3.877 – Centro
CEP 80230-010 – Curitiba – PR
Telefone: (41) 3322-3500


Sede Rio de Janeiro
Rua Haddock Lobo, 219 – Tijuca
CEP 20260-141 – Rio de Janeiro – RJ
Telefone: (21) 3649-1401

 

 

Polos vinculados a sede São Paulo

Polo Bauru
Avenida Duque de Caxias, Quadra 22, número 55 – Vila Cardia
CEP 17011-066 – Bauru – SP

Polo Campinas
Rua Francisco Teodoro 633 – Vila Industrial
CEP 13035-430 – Campinas – SP

Polo Mogi das Cruzes
Rua Capitão Manoel Caetano, 223 – Centro
CEP 08710-190 – Mogi das Cruzes – SP

Polo Presidente Prudente
Avenida Manoel Goulart, 505, conjunto 42 – Centro
CEP 19015-240 – Presidente Prudente – SP


Polo Ribeirão Preto
Rua Américo Braziliense, 1.377
CEP 14015-050 – Ribeirão Preto – SP

Polo Santo André
Praça Presidente Vargas, 79 – Vila Assunção
CEP 09030-325 – Santo André – SP

Polo Santos
Rua Campos Mello, 190 – Vila Mathias
CEP 11015-010 – Santos – SP

Polo São Carlos
Rua Ambrósio dos Santos, 1.081 – Planalto Paraíso
CEP 13562-000 – São Carlos – SP

 

Polo São José do Rio Preto
Rua Santo Agostinho, 312 – Vila Nossa Senhora da Paz
CEP 15025-220 – São José do Rio Preto – SP

Polo São José dos Campos
Rua Teopompo de Vasconcelos, 57 – Vila Adyana
CEP 12243-830 – São José dos Campos – SP

Polo Sorocaba
Rua Major Manoel Ferreira Leão, 40 – Vila Leão
CEP 18040-410 – Sorocaba – SP

Polo Votuporanga
Rua Denizar Vidigal, 3.620 – Chácara das Paineiras
CEP 15502-221 – Votuporanga – SP


 

 

a escola

imagem-a-escola

O Instituto Monitor é a maior e melhor escola particular de Educação a Distância no Brasil. Pioneiro no ramo, o Instituto Monitor foi fundado em 1939 com a proposta de oferecer cursos a distância que possibilitassem aos estudantes o exercício de atividade qualificada, atendendo à demanda do mercado, ou mesmo a montagem do próprio negócio.

Atualmente, oferece cursos em todos os níveis de ensino:

  • Livres: aperfeiçoamento, formação básica, normas regulamentadoras, idiomas e treinamentos corporativos
  • Oficiais: educação básica com o ensino fundamental, médio e cursos técnicos, cursos de graduação e pós-graduação

O número de alunos matriculados já ultrapassa os 6.000.000!

Os Certificados e Diplomas emitidos pelo Instituto Monitor têm validade em todo o território nacional.

O pleno exercício da cidadania e o crescimento profissional de milhares de técnicos formados pelo Instituto Monitor e registrados nos diferentes órgãos de classe: CREA, CRECI, CRQ ou órgãos regulamentadores como CADASTUR, MTE e SRTE são o nosso maior orgulho e a própria razão da nossa existência.

ATOS DE CREDENCIAMENTO E AUTORIZAÇÃO


O Instituto Monitor é escola credenciada e tem seus cursos autorizados pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.

Os Certificados e Diplomas emitidos pelo Instituto Monitor têm validade em todo o território nacional.

O pleno exercício da cidadania e o crescimento profissional de milhares de técnicos formados pelo Instituto Monitor e registrados nos diferentes órgãos de classe: CREA, CRECI, CRQ ou órgãos regulamentadores como CADASTUR, MTE e SRTE são o nosso maior orgulho e a própria razão da nossa existência.

Cursos livres não dependem de autorizações especiais de nenhum órgão e o seu valor está diretamente relacionado à qualidade do curso, da instituição que o ministra e do grau de aprendizado obtido pelo aluno.

 

 

Estado de São Paulo
Processo: 004/2005
Parecer: 214/2017
Publicação: DOE-SP em 15/06/2017

Estado do Rio de Janeiro
Processo: E-03/200.821/2011
Parecer: 45/2017
Publicação: DOE-RJ em 02/08/2017

Estado do Paraná
Resolução: SEE-PR 5423/2013
Parecer: CEE/CEMEP-PR 402/2013
Publicação: DOE-PR em 27/11/2013

TAB_PRECO_MODELO
  

PRESENCIAL

Smiley face
 CARTÃO BOLETO
1x R$ 960,00
2x R$ 480,00
3x R$ 320,00
4x R$ 240,00
5x R$ 192,00
6x R$ 160,00
1x R$ 960,00
matriculeSe
Parabéns pela escolha! O coordenador da turma entrará em contato com você para informar a previsão de início da turma. Preencha o cadastro abaixo e aguarde nosso retorno.



Quem Somos

Instituto Monitor O Instituto Monitor é a escola pioneira no Brasil a desenvolver a educação a distância como modalidade de estudo. Tudo começou quando o imigrante húngaro Nicolás Goldberger aportando no Brasil, trouxe seu conhecimento técnico em eletrônica e resolveu instalar um pequeno negócio na região central de São Paulo em outubro de 1939.

Reconhecimentos

exemplo1

 Entidade filiada a:

exemplo1
top

© 2016- Todos os Direitos Reservados | Instituto Monitor | Central de Atendimento:(11) 3555-1000 | BY DELTASYSTEMS

Instituto Monitor Ltda CNPJ:60.943.974/0001-30 Av. Rangel Pestana, 1105 - São Paulo - SP | Monitor Editorial Ltda CNPJ:02.011.984/0001-31 Av. Rangel Pestana, 1105 - 6º andar - São Paulo - SP

POLÍTICA DE TROCA OU RESCISÃO DE CONTRATO