LIGUE DE TODO BRASIL

11 3555 1000

Para Matrículas

11 95928 6336

Joaquim José da Silva Xavier: Primeiro brasileiro a ganhar um feriado nacional

 

   Curioso para saber quem é o Joaquim? É bem provável que você já conheça um pouco sobre ele, principalmente o apelido famoso que ganhou com seu emprego de dentista, mas não foi por este motivo que ele é homenageado, ele foi o único a ser considerado herói em uma época muito difícil. Acertou você que estava pensando nele, Tiradentes.

   Engana-se você que pensa que aquele mineiro era apenas um dentista, foi na carreira que construiu como militar que conseguiu tantos privilégios como terras e escravos, durante aquele período nós estávamos passando pela colonização portuguesa, todas as riquezas que o Brasil transbordava foram saqueados através de impostos, demos início a Inconfidência Mineira. Em um primeiro momento entregávamos 20% do que era produzido para a Coroa portuguesa, e não demorou muito para que essa matéria fosse diminuindo, e esses 20% continuavam. Mas essas taxam já não eram o suficiente para a Coroa, foi criado outro método de cobrança, impostos em cima de impostos e juros em cima de juros.

   Junto de Joaquim estavam outros mineiros, militares, religiosos, poetas e intelectuais planejando um grande contra-ataque ao governo, pois não aguentavam mais o sistema que tinha sido implantado, mas não ocorreu como planejado. José Silvério dos Reis, com medo das consequências se tornou um dos delatores do golpe, e assim todos os envolvidos foram presos, em meio ao julgamento disseram que não haviam participado, e assim evitariam punições mais graves pois houveram pessoas que foram forçadas a se exilarem do país.

   O grande Joaquim José da Silva Xavier foi o único que assumiu todas as responsabilidades da revolta, confirmando ser conspirador. Por ser militar, havia jurado obediência à Coroa portuguesa o que agravou ainda mais a sua sentença, e no dia 21 de abril foi enforcado em praça pública para servir de exemplos aos outros que poderiam cogitar repetir o ato, os restos do corpo foram espalhados pelo caminho de Vila Rica para os desavisados ficarem atentos.

   Foi por fazer bicos como dentista que ganhou um apelido famoso, e foi por ter dito a verdade que Joaquim ganhou um feriado em sua homenagem.

 

   Quer retomar os estudos e aprender mais? Clique no link e saiba como! 
   https://www.institutomonitor.com.br/cursos

 

 


   Por Sayuri Kinjo.

20 de abril de 2018

0 responses on "Joaquim José da Silva Xavier: Primeiro brasileiro a ganhar um feriado nacional"

Leave a Message



Quem Somos

Instituto Monitor O Instituto Monitor é a escola pioneira no Brasil a desenvolver a educação a distância como modalidade de estudo. Tudo começou quando o imigrante húngaro Nicolás Goldberger aportando no Brasil, trouxe seu conhecimento técnico em eletrônica e resolveu instalar um pequeno negócio na região central de São Paulo em outubro de 1939.

Reconhecimentos

exemplo1

 Entidade filiada a:

exemplo1
top

© 2016- Todos os Direitos Reservados | Instituto Monitor | Central de Atendimento:(11) 3555-1000 | BY DELTASYSTEMS

Instituto Monitor Ltda CNPJ:60.943.974/0001-30 Av. Rangel Pestana, 1105 - São Paulo - SP | Monitor Editorial Ltda CNPJ:02.011.984/0001-31 Av. Rangel Pestana, 1105 - 6º andar - São Paulo - SP

POLÍTICA DE TROCA OU RESCISÃO DE CONTRATO