LIGUE DE TODO BRASIL

11 3555 1000

Dicas de Português: Senão e Se não

 

     Hoje falaremos sobre SENÃO e SE NÃO, dois termos sujeitos a muitos erros por se tratarem de expressões que emitem sons idênticos, mas cujo sentido é bastante distinto.
     Caso você já tenha cometido esse erro, saiba que não é o único! Vamos ensinar de maneira simples alguns pontos para prestar mais atenção e deixar de cometer esses erros bobos.

 

SENÃO é aplicado quando você quiser dizer algo referente a “caso contrário“, ou seja, SENÃO pode ser aplicado quando haver uma consequência.

A aplicação estará correta se, ao substituir SENÃO por a não ser, exceto, do contrário, caso contrário, o sentido continuar como planejado.

 

Exemplos:

* Você precisa comer toda a comida, senão é desperdício. – Você precisa comer toda a comida, caso contrário é desperdício.

* Júlio não faz outra coisa senão jogar vídeo games. – Júlio não faz outra coisa exceto jogar vídeo games.

* Nós devemos trabalhar de forma correta, senão podem nos demitir. – Nós devemos trabalhar de forma correta, do contrário podem nos demitir.

 

Ao usar SE NÃO fazemos referência a uma condiçãoalternativa, incerteza, dúvida. O termo é usado como uma conjunção, o SE indica uma condição que, nesse caso, é acompanhada de um advérbio de negação NÃO. A oração também pode ter sentido de caso não e quando não.

Exemplos:

* Se não chover, eu vou conseguir sair hoje! – Caso não chova, eu vou conseguir sair hoje!

* Apresente o CPF, se não estiver com o RG. – Apresente o CPF quando não estiver com o RG.
* Eu vou perder a bolsa de estudos, se não estudar direito! – Eu vou perder a bolsa de estudos caso não estude direito!

Espero que tenham gostado! Todas as quartas-feiras estaremos com uma dica nova para vocês. Se você está com dúvida em alguma palavra deixe nos comentários e caso queira retomar os estudos CLIQUE AQUI para saber mais informações.

Nos vemos na próxima (:

 

Por Sayuri Kinjo.

9 de maio de 2018

0 responses on "Dicas de Português: Senão e Se não"

Leave a Message



Quem Somos

Instituto Monitor O Instituto Monitor é a escola pioneira no Brasil a desenvolver a educação a distância como modalidade de estudo. Tudo começou quando o imigrante húngaro Nicolás Goldberger aportando no Brasil, trouxe seu conhecimento técnico em eletrônica e resolveu instalar um pequeno negócio na região central de São Paulo em outubro de 1939.

Reconhecimentos

exemplo1

 Entidade filiada a:

exemplo1
top

© 2016- Todos os Direitos Reservados | Instituto Monitor | Central de Atendimento:(11) 3555-1000 | BY DELTASYSTEMS

Instituto Monitor Ltda CNPJ:60.943.974/0001-30 Av. Rangel Pestana, 1105 - São Paulo - SP | Monitor Editorial Ltda CNPJ:02.011.984/0001-31 Av. Rangel Pestana, 1105 - 6º andar - São Paulo - SP

POLÍTICA DE TROCA OU RESCISÃO DE CONTRATO