Dicas de Português: Aspas duplas ou simples? - Instituto Monitor
LIGUE DE TODO BRASIL

11 3555 1000

Dicas de Português: Aspas duplas ou simples?

 

Trazemos agora mais uma matéria de Dicas de Português que visa solucionar algumas dúvidas comuns de profissionais de diversas áreas: aspas simples e aspas duplas. Elas são um sinal de pontuação que tem o objetivo de ressaltar alguma parte de um texto. Vamos mostrar alguns casos onde elas ocorrem.


ASPAS DUPLAS:

  • Caso haja uma citação, uma transcrição de outros textos.

    Exemplo:

    “Há momentos na vida em que sentimos tanto a falta de alguém que o que mais queremos é tirar essa pessoa de nossos sonhos e abraçá-la.” (Clarice Lispector)
  • Quando for uma palavra ou expressão estrangeira, expressões populares como gírias, neologismos (criação de novas palavras, gerado de um comportamento criativo).

    Exemplo:

    Você já ouviu falar sobre a modinha do “crush”?
  • Na mensuração de títulos de livro, filmes, músicas e obras artísticas.

    Exemplo:


    Meu livro favorito se chama “A casa da Madrinha” e o seu?

Preste sempre atenção nos outros sinais de pontuação que muitas vezes acompanham as aspas, como por exemplo o ponto final. Quando uma frase acaba, o ponto final fica dentro das aspas. Pontos como o de exclamação e interrogação também.

Exemplo:

E por final eles disseram que “era meu objetivo.”

Outra pontuação que gera dúvidas, é a vírgula. Se a citação estiver no meio da frase e for preciso usar a vírgula, você deve colocá-la, fechar aspas e seguir adiante com o texto.

Exemplo:

A última coisa que ela disse foi “Adeus”, depois disso ela nunca mais voltou.

 

ASPAS SIMPLES:

As aspas simples são mais fáceis – eu garanto. Você só usará elas quando quiser dar destaque a uma palavra de um texto que já está entre aspas duplas.

Exemplo:

Tem uma frase no livro que dizia, “Eu nunca soube o que ela quis dizer com ‘Carpe Diem’ quando escreveu aquela carta. ”

Fácil né? Todas as quartas-feiras estaremos com uma dica nova para vocês. Se você tiver dúvidas em alguma palavra deixe nos comentários e caso queira retomar os estudos CLIQUE AQUI para saber mais informações.

Nos vemos na próxima (:

 

Por Sayuri Kinjo.

30 de maio de 2018

0 responses on "Dicas de Português: Aspas duplas ou simples?"

Leave a Message



Quem Somos

Instituto Monitor O Instituto Monitor é a escola pioneira no Brasil a desenvolver a educação a distância como modalidade de estudo. Tudo começou quando o imigrante húngaro Nicolás Goldberger aportando no Brasil, trouxe seu conhecimento técnico em eletrônica e resolveu instalar um pequeno negócio na região central de São Paulo em outubro de 1939.

Reconhecimentos

exemplo1

 Entidade filiada a:

exemplo1
top

© 2016- Todos os Direitos Reservados | Instituto Monitor | Central de Atendimento:(11) 3555-1000 | BY DELTASYSTEMS

Instituto Monitor Ltda CNPJ:60.943.974/0001-30 Av. Rangel Pestana, 1105 - São Paulo - SP | Monitor Editorial Ltda CNPJ:02.011.984/0001-31 Av. Rangel Pestana, 1105 - 6º andar - São Paulo - SP

POLÍTICA DE TROCA OU RESCISÃO DE CONTRATO