LIGUE DE TODO BRASIL

11 3555 1000

Dicas de Português: Aplicação da Crase !

 

A crase suscita (gera) muitas dúvidas! Saber usá-la realmente é um pouco mais complicadinho mas nada é impossível de se aprender. A crase é uma contração, ou seja, a junção da preposição “A” com o artigo feminino “A” que é representada por um acento grave:

                                                                        a + a = à

Em nosso vídeo damos 3 dicas rápidas para você saber quando aplicar a crase sem surgimento de dúvidas, vamos explicar usando alguns exemplos para que fique mais fácil!
 

  • Substitua a palavra feminina por uma masculina correspondente. Se houver uma sugestão da palavra “AO” ou “AOS” diante dessas substituições, ocorre aplicação de crase.

Ex.: Por favor, envie os documentos à diretora.
        Por favor, envie os documentos ao diretor.


No exemplo trocamos a palavra diretora por diretor, quando fazemos essa troca a sugestão que temos na construção da frase é “AO”. Neste caso tem crase.

  • Substitua o “À” por “PARA” ou “PARA A”. Se a sugestão de substituição for “PARA A”, ocorre aplicação de crase.


Ex.: Eu vou à casa da minha avó.

        Eu vou para a casa da minha avó


No exemplo existe a possibilidade das substituições com o sentido conservado, então a aplicação é correta.

 

  • Substitua o “IR” pelo verbo “VOLTAR”. Se a substituição sugerir “VOLTAR DA”, ocorre aplicação de crase. Se a sugestão for “VOLTA DE” não ocorre.

Ex.: Irei à cidade de Belém. Voltarei da cidade de Belém.
        Irei a Belém. Voltarei de Belém.
      


“Mas Sayuri, e os casos que não devemos usar?”. Então, pensando nisso fizemos uma tabelinha para você conhecer alguns desses casos e até mesmo imprimir e olhar sempre que surgir a dúvida!

CRASEINTERNO

 

Espero que tenham gostado! Todas as quartas-feiras estaremos com uma dica nova para vocês. Se você está com dúvida em alguma palavra deixe nos comentários e caso queira retomar os estudos CLIQUE AQUI para saber mais informações.

Nos vemos na próxima (:

 

Por Sayuri Kinjo.

17 de maio de 2018

0 responses on "Dicas de Português: Aplicação da Crase !"

Leave a Message



Quem Somos

Instituto Monitor O Instituto Monitor é a escola pioneira no Brasil a desenvolver a educação a distância como modalidade de estudo. Tudo começou quando o imigrante húngaro Nicolás Goldberger aportando no Brasil, trouxe seu conhecimento técnico em eletrônica e resolveu instalar um pequeno negócio na região central de São Paulo em outubro de 1939.

Reconhecimentos

exemplo1

 Entidade filiada a:

exemplo1
top

© 2016- Todos os Direitos Reservados | Instituto Monitor | Central de Atendimento:(11) 3555-1000 | BY DELTASYSTEMS

Instituto Monitor Ltda CNPJ:60.943.974/0001-30 Av. Rangel Pestana, 1105 - São Paulo - SP | Monitor Editorial Ltda CNPJ:02.011.984/0001-31 Av. Rangel Pestana, 1105 - 6º andar - São Paulo - SP

POLÍTICA DE TROCA OU RESCISÃO DE CONTRATO